12 de janeiro de 2009

UMA AULA PARA MACARENA

A formalidade de uma "aula de dança" nem sempre auxilia o processo. No Gaia, sempre pensamos dessa forma, sem, no entanto, menosprezar essa prática. O que temos em mente é que uma aula, sem contexto específico, (sem dúvida) ajuda o artista em sua caminha individual, mas não (necessariamente) auxilia o processo específico.

"Aulas" podem ser feitas de muitas maneiras. Na realidade, prefiro o termo "prática" pois, pelo menos pra mim, parece mais abrangente. Práticas para o corpo, para o criativo, para o próprio processo de construção, práticas teóricas, práticas virtuais, enfim...

Inserida nesse projeto de forma diferente, uma vez que a cabe ao Diego o direcionamento criativo deste projeto, e tendendo para o foco nas práticas do corpo, percebi que seria interessante trabalhar o velho conceito da aula de dança, porém completamente inserida nos objetivos criativos do projeto.

Isso me levou apensar na seguinte pergunta: De que forma pode-se construir uma prática que se foque, exclusivamente, na qualidade de execução e suas variáveis, sem deixar de considerar os ideiais criativos do projeto e seu eixo articulador e motivador?

O resultado desse questionamento desdobrou-se em um desafio que reconfigura a noção formal da aula que serve para tudo para uma noção de aula que serve para isso!


Serve para:


- trazer unidade a um grupo eclético;

- desenvolver a qualidade de execução desse movimento (nossa partitura matriz)

- fazer pensar as lógicas do corpo;

- disciplinar nós mesmos;

- auxiliar o processo de construção da obra;

-

-

-

-

- e descobrir, ao longo do seu desenvolvimento, outras serventias que nem mesmo eu poderia citar nesse momento do projeto.

2 comentários:

  1. HUAHUAHUAHUAHUAHUAHUAAHU EU QUERO A AULA DE MACARENAAAA!!! Vcs tem que gravar isso em video. Quero muito ver!!!

    Ponto pro Gaia!!! Ale arrazou!!!
    O mundo nao pode ficar sem conhecer tua aula para Macarena!

    ahuahuahuahuahuahuahuaahu gente eh otimo, mas eh tao engracado pensar nisso... huahuahuahu

    ResponderExcluir
  2. É tão simples e ridículo pensar na MACARENA como mote para as coisas todas (criação, aula, sustentação teórica, ...) que se torna engraçado e estimulante, não??????? AHAHHAHAHHAHAHHA

    ResponderExcluir