8 de janeiro de 2009

CRIAÇÃO DA PARTITURA MATRIZ

Fiquei pensando se essa partitura matriz não deve ser uma estrutura de mobilidade do corpo já conhecida de todos, inclusive do público, como a “Macarena”, por exemplo, citada pela Luíza em nosso primeiro ensaio. Parece-me que dá a ver de maneira clara e bem amplificada os possíveis e inúmeros desdobramentos de sentido que podem ocorrer no reprocessamento coreográfico; muito mais do que se fosse algo desconhecido criado em sala de ensaio, ou mesmo criado a partir de algo já estabelecido mas fora do domínio geral da cultura do entretenimento (uma matriz de movimentos criada a partir de coreografias de Bausch, por exemplo). Dá a ver de maneira clara e bem amplificada pois é necessário, para quem vê, uma camada de tempo para apreensão do projeto coreográfico matriz para que somente depois disto a camada de desdobramentos e reprocessamentos deste projeto possam começar a ser desveladas pelo público. Caso seja algo de apreensão rápida, e, principalmente, de identificação corpórea imediata, os desdobramentos emergem em primeiro tempo e plano – nosso objetivo com a pesquisa.

Quer dizer, a Macarena, por exemplo, já é marca da mobilidade do corpo na cultura do mundo; traz, em sua estrutura formal, códigos de dança estabelecidos e de domínio público; uma dança que já está impregnada nos corpos, em suas mobilidades, visualidades, sonoridades, espacialidades, etc. Além de ser um ícone da cultura pop em geral e da dança em particular e que nós, enquanto Gaia, temos interesse em colocar em debate.

Até porque estamos lidando com o conceito de reprocessamento, de pós-produção, e acredito que esta partitura deva ser originariamente já instituída, já posta em circulação na cultura para que nossos propósitos possam ser desenvolvidos e apresentados de forma eloqüente. Como diz Bourriaud (citado em nosso projeto de pesquisa):

“Pos-produção” é um termo técnico utilizado no mundo da televisão, do cinema e do vídeo. Designa o conjunto de processos efetuados sobre um material gravado: a montagem, a inclusão de outras fontes visuais ou sonoras, a legenda, as vozes em off, os efeitos especiais. Como um conjunto de atividades ligadas ao mundo dos serviços e da reciclagem, a pós-produção pertence ao setor terciário, oposto ao setor industrial ou agrícola – de produção de matérias brutas. [...] A matéria que manipulam já não é matéria prima. Para eles não se trata de elaborar uma forma a partir de um material bruto, senão trabalhar com objetos que já estão circulando no mercado cultural, ou seja, já informados por outros. [...] as ferramentas mais frequentemente utilizadas para produzir tais modelos relacionais são obras e estruturas formais preexistentes, como se o mundo dos produtos culturais e das obras de arte constituísse um estrato autônomo apto para agenciar instrumentos de relações entre os indivíduos; como se a instauração de novas formas de sociabilidade e uma verdadeira crítica das formas de vida contemporânea se dessem por uma atitude diferente a respeito do patrimônio artístico, mediante a produção de novas relações com a cultura em geral em com a obra de arte em particular. (BOURRIAUD, 2007, p. 7-9, tradução e grifo nossos)
Tá, confesso que essa citação é bem emblemática para este projeto, vide post abaixo, que já a continha (hehehe).

Um comentário:

  1. Bem...
    Depois de muitos loopings, fade-ins e fade-outs, justaposicoes, pre e pos-producoes (con)junto do Diego e do Gaia, houve o corte e eu vim editar aqui do outro lado do Oceano Atlantico... Feliz por estar editando por essas bandas e ao mesmo tempo um pouco carente de re-makes desse tipo de processo.
    Li o projeto todo. Ja sei da proposta, dos envolvidos e principalmente que essa "partitura humana", ja instituida na cultura da danca de Porto Alegre eh infinitamente potente! Torco muito pra que esse re-processamento seja bem sucedido. Apesar de ter quase que certeza de que vai ser... E tambem quero dizer que as questoes de voces alimentam as minhas, como sempre... no fim das contas voces desde ai e eu desde aqui vamos estar "juntos" nessa empreitada de re-prcessamento. Virei sempre beber nesta fonte e em breve divulgo o endereco do meu proximo diario, ou de repente, re-processo o blog do bondage com informacoes sobre o trabalho novo que de uma maneira converesa com o de voces. Saudade oceanica!!!

    Um beijao a todos.
    E se joguem. Muito.

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