9 de março de 2009

TEXTO

Segue abaixo link para um texto da Sandra Rey, artista e coordenadora do PPGAV/UFRGS, sobre metodologia de pesquisa em arte.

Passo este texto porque concordo e pratico esse pensar/fazer que a Sandra descreve – não foi por acaso que a escolhi como orientadora.

Mas cabe lembrar que a apropriação destas idéias no meu trabalho não é fruto do meu ingresso no mestrado, pelo contrário, procurei o curso em função da identificação com esse modo de pensar/fazer arte. Entrei em contato com estes textos em 2006 e desde então tais aspectos balizam minha poética.

Existe um outro texto, também da Sandra, chamado “DA PRÁTICA À TEORIA: TRÊS INSTÂNCIAS METODOLÓGICAS SOBRE A PESQUISA EM POÉTICAS VISUAIS”, que aborda questões semelhantes. Então, para otimizar, copiei apenas alguns trechos importantes e inseri neste. Estão em azul.


Pedidos

Peço que façam da leitura destes textos uma atividade da pesquisa, na medida em que se fala de reprocessamento (de temas e mobilidades, mas também de artistas – vocês e eu). No decorrer dos ensaios e do projeto, é importante termos estas leituras na bagagem do corpo (memória); assim como é importante pisarmos no mesmo terreno; e, nesse caso, o jardim é meu. Portanto, venham.

Frente ao fato de que o texto é voltado para o campo das artes visuais, peço que leia-se “artes visuais”, e seus termos relativos, como se estivéssemos lendo a palavra “dança”, pois pra mim as duas estão muito próximas, apesar de suas diferenças.

No mesmo sentido, peço que entendam que a “pesquisa acadêmica” da qual se fala no texto é também entendida por mim como a mesma pesquisa que realizo fora da academia. Percebo-as como iguais porque estão situadas no que se chama de pesquisa em arte (pesquisa em artes visuais / pesquisa em dança), apoiada na poietica, e não pesquisa sobre arte. A nossa pesquisa, bem como as realizadas anteriormente e as futuras, são pesquisas em arte.

Peço também que façam um exercício de substituição na relação ‘artes visuais e dança’, fazendo analogias dos exemplos de artistas especificamente visuais com os artistas da dança ou de outras áreas artísticas.

Outro lembrete: o texto não serve somente ao entendimento dos vários aspectos que contribuem na minha forma de trabalho. Serve também como um “modelo” do tipo de artistas que me atraem trabalhar e que, assim, me auxiliam na composição de um corpo-elenco com uma linguagem própria, para este e para futuros trabalhos. Ou seja, não leiam identificando apenas minhas posturas e pensamentos, mas coloquem como os próprios artistas-pesquisadores em questão.

Por ultimo, peço que se alguém já tiver lido o texto, que o faça novamente desde a perspectiva do nosso projeto.


http://www.grupogaia.art.br/Sandra Rey - Por uma abordagem metodolgica da pesquisa em Artes Visuais.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário