22 de dezembro de 2008

ESCRITA PRIMEIRA

Bom, neste primeiro mês comecei a dar os primeiros passos na execução do projeto. Mas são primeiros passos do meio de uma caminhada que já venho trilhando ao longo dessa minha relação com a arte. Como diz Calcanhotto:

Antes de mim vieram os velhos/Os jovens vieram depois de mim/E estamos todos aqui/No meio do caminho dessa vida/Vinda antes de nós/E estamos todos a sós/No meio do caminho dessa vida/E estamos todos no meio/Quem chegou e quem faz tempo que veio/Ninguém no início ou no fim/Antes de mim/Vieram os velhos/Os jovens vieram depois de mim/E estamos todos aí...

A primeira coisa foi criar este blog que servirá como diário de bordo: será alimentado semanalmente em todas as etapas da pesquisa com comentários textuais, imagéticos e sonoros dos envolvidos no processo sobre as impressões, idéias e descobertas durante o desenvolvimento da pesquisa. A escolha por tornar público o diário de bordo deve-se pela possibilidade tecnológica que o blog apresenta de organizar cronologicamente as informações e de tecer diálogos para com a sociedade sobre os assuntos que esta pesquisa propõe, estabelecendo conexões sem fronteiras com indivíduos interessados em assuntos afins.

A segunda coisa foi redimensionar metodologicamente o projeto, uma vez que entre sua feitura e sua execução há aspectos que o modificam, tanto pela diferença entre “o que esta no papel é uma coisa” e “o que vai se fazer é outra” (só pra não cair na disputa entre teoria e prática), quanto pelas experiências acumuladas durante o tempo decorrido entre o envio do projeto e o resultado dos selecionados. Um dos aspectos redimensionados foi a função dos membros da equipe que compõe o projeto. Havia previsto 5 bailarinos, 1 artista visual/figurinista-cenógrafo, 1 videasta, 1 iluminador e 1 músico, porém resolvi assumir as últimas funções, na medida em que estão no meu alcance como artista e desta proposta, e incluir, então, 2 bailarinos e 1 estagiário, já que a presença de corpos e suas mobilidades parecem-me mais relevantes para a pesquisa. Com estas vagas, inclui também 1 coreógrafo na equipe. Sei que essa inclusão parece um tanto estranha, já que minha função no projeto é basicamente pensar a composição coreográfica do espetáculo, ou seja, pensar de que forma as transduções entre dança e vídeo podem operar reprocessamentos através de uma composição coreográfica. No entanto, intuo que a presença de outra pessoa que pense comigo tais questões pode ser uma boa fonte de questionamentos e soluções poéticas para a proposta. Demais aspectos deste redimensionamento seguem em post específico.

Depois passei a fazer o contato com os bailarinos colaboradores e demais pessoas envolvidas na execução do projeto. Ficamos então com a seguinte equipe:

Diego Mac – Diretor e coreógrafo
Alessandra Chemello – Coreógrafa e produtora
Fabi Vanoni – Bailarina
Daniela Aquino – Bailarina
Roberta Savian – Bailarina
Nilton Gaffre – Bailarino
Thais Alves – Bailarina
Luiza Moraes – Bailarina
Jenifer Guedes – Bailarina
João Henrique Natividade – Bailarino-estagiário
Cíntia Bracht – Fotógrafa
Sandra Goulart – Contra-regra

Realizei, ainda, contato com espaços que poderiam colaborar com infra-estrutura para a realização da pesquisa. Fechamos com o Buteco de Dança, um estúdio de dança superbacana administrado por uma das bailarinas-colaboradoras.

Cabe lembrar, ainda, que este projeto, por mais que tenha sido contemplado em meu nome, será realizado com o Grupo Gaia - Dança Contemporânea (http://www.grupogaia.art.br/), do qual sou diretor junto a Ale Chemello; não faria sentido, depois de toda construção poética que venho fazendo, vinculado ao grupo, deixar isso de fora.

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