27 de junho de 2009



“Abobrinhas Recheadas” é um espetáculo de dança contemporânea resultante da pesquisa
“Reprocessamentos Coreográficos: transduções estético-culturais entre dança e vídeo”,
contemplada com a “Bolsa FUNARTE de Estímulo à Criação Artística 2008”.

Como reprocessamento das investigações poético-coreográficas que venho realizando, o
espetáculo “Abobrinhas Recheadas”, de forma bem-humorada, coloca em cena questões sobre
corpo, movimento e cultura pop através das relações entre dança e vídeo.

De que maneira as formas visuais de e em movimento podem ser deslocadas da suas criações
originais para assumirem outras estruturas de representação no corpo?

Com esta questão, a pesquisa direcionou-se para a descoberta de estratégias criativas pelas
quais é possível relacionar dança e vídeo, com o desafio de não cair nas enfadonhas imagens
de corpos treinados com técnicas específicas de movimento. Nesse sentido, a videodança aqui,
ou como se queria chamar os agenciamentos estéticos e culturais entre dança e vídeo, não se
refere apenas aos aspectos formais das linguagens e não tem um resultado audiovisual.
É, antes, uma maneira de pensar e de levar metodologicamente o processo criativo em arte.
É, antes, um agenciamento entre mundo-vídeo e mundo-dança. Videocoreografia, portanto,
possível de ser criada e percebida no corpo e no palco, assim como nos pixels e na tela.

Nesse sentido, com o desejo de debater os padrões de dança e de escritura da mobilidade
estabelecidos no campo da arte e nos processos midiáticos, o espetáculo foi composto a partir da
idéia de pós-produção.
Um conceito vindo do universo videográfico em que o processo criativo se dá pela apropriação e
manipulação de matérias e materiais já feitos e informados que circulam no ambiente cultural:
marcas da mobilidade do corpo já impregnadas na cultura.

Assim, uma famosa, única e infinitamente potente partitura de movimento foi utilizada para a
composição de toda estrutura poética do espetáculo, e o projeto coreográfico foi editado em função
de tal seqüência de movimentos pela qual são reprocessadas e enunciadas diversas mobilidades em
seus diálogos com o corpo, o jogo, a imagem e o som.
Cabe lembrar que não temos o objetivo de sermos engraçados. O ‘humor na dança’ não foi nosso
objeto de investigação. No entanto, como em tudo, não podemos negar as diversões que aparecem
durante os percursos. Assim, esperamos que vocês também não neguem, caso o riso, em algum
momento, apareça. Diego Mac.

FICHA TÉCNICA

Direção: Diego Mac.
Projeto coreográfico: Alessandra Chemello e Diego Mac.
Intérpretes: Daniela Aquino, Fabi Vanoni, Nilton Gaffree, Roberta Savian.
Trilha-sonora, figurino, cenário e produção: Alessandra Chemello e Diego Mac.
Assistência de produção e cenotecnia: Sandra Goulart dos Santos.
Design gráfico: TUPAX pindoramogràphïco.
Assessoria de imprensa: Lauro Ramalho.

Agradecimentos:
FUNARTE, Fabiano Carneiro, Coca-Cola, Thaís Alves, Luiza Moraes, Jenifer Guedes, Macarena, Myriam Vanoni, Marlboro e Free, Patrick Vargas, Isabella Vanoni, Buteco de Dança, João Henrique Natividade, Erva-mate Cristalina, Lourdes Dall’Onder, MSN, Carmem Salazar, June Machado, Pipocas Yoki, Cíntia Bracht, Nayla Modas, Café Melitta, Paulo Maurício (tio da receita), Los Del Rio, Camisetas da Hora.com.br, Pânico na TV, o tio do táxi, Superman, Abobrinhas, Blogspot, Adriane Mottola e Studio Stravaganza, Airton Tomazzoni, Cia. de Arte e Jussara Miranda.

Um comentário:

  1. Eai pessol!
    queria saber se vcs tem performances marcadas pro fim de agosto, inicio de setembro.
    queria muito ver o espetaculo.
    Sucesso na temporada de julho URRU
    Bj saudades
    Marcio

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